Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O mais célebre milagre foi cumprido por São Cosme e São Damião (284-305) e foi assim relatado pelo arcebispo de Gênova, Giacomo de Voragine, no século XII: “Felix, oitavo papa após São Gregório, erigiu uma bela igreja em Roma em honra a São Cosme e São Damião, no século VI.
Um homem, que servia a esta igreja, havia tido uma de suas pernas devorada por um câncer. Enquanto ele dormia, São Cosme e São Damião apareceram-lhe em sonho, trazendo consigo alguns instrumentos de ferros e ungüentos e um disse ao outro: onde conseguiremos a carne para recobrir o espaço de onde removeremos a carne podre?
E o outro replicou: um etíope acaba de ser sepultado no cemitério de Saint-Pierre-ès-Liens; traga-nos sua carne para pô-la aqui. E então ele foi ao cemitério e trouxe a perna desse morto e eles cortaram a perna do doente e puseram em seu lugar aquela do morto, untando a ferida com cuidado, e levaram ao morto a perna do doente. E quando este acordou e não sentiu dores, ele levou a mão à perna e não sentiu vestígio de seu mal, aproximou uma vela e não viu traços de suas feridas, ele acreditou já não ser ele mesmo e que havia se tornado outro; e quando enfim ele recuperou os sentidos, caiu de seu leito pelo excesso de alegria e contou a todos o que lhe havia acontecido e como havia sido curado. Eles se apressaram em ver o túmulo do morto do Mouro e encontraram a perna do morto cortada e a perna do outro depositada em seu túmulo”. São Cosme e São Damião eram médicos cristãos do século III, estudaram medicina na Síria e praticaram no Mediterrâneo e Fenícia.

Esta narração teve uma imensa repercussão na sociedade cristã de sua época e forneceu matéria de inspiração de grandes artistas, pintores e escultores, como Fra Angélico e Mantegna.
No mundo da Medicina, São Cosme e São Damião foram designados como patronos dos médicos e até hoje são representados nos edifícios de numerosas faculdades de medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Descreva aqui suas experiências com os santos Sao Cosme e Damiao.